O que é um Token de Governança?

por Isabela Roque (beladosbitcoins), em 30 de julho de 2021

Graduada em Engenharia da Computação pela FIAP e Mestre em Engenharia Elétrica e Computação (Inteligência Artificial, Análise de Sentimento) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. É doutoranda em criptomoedas pelo Mackenzie e também Cientista de Dados. Atualmente é trader, instrutora de Python e R para Análise de Dados e possui a certificação de criptomoedas CBP (Certified Bitcoin Professional) da CryptoConsortium.




Muito se ouve falar sobre o mercado de criptomoedas e as corretoras descentralizadas como a Uniswap, mas o que ninguém sabe é que algumas delas, assim como alguns cripto-games estão lançando tokens de governança. O que seriam esses tokens? Como funcionam? Quais as vantagens e desvantagens de investir nesses projetos? No artigo de hoje vamos responder todas essas questões. Vamos lá?

Antes de continuar lendo, entre em nosso canal gratuito e tenha acesso em primeira mão as melhores análises e artigos do mercado -> Entre Agora!

O que é? Como funciona?

Governança no mundo das criptomoedas representa poder de votação em algum projeto com blockchain. Quando falamos sobre tokens de governança, pensamos no mercado DeFi. A ideia do lançamento desses tokens é descentralizar ainda mais todos os protocolos da rede utilizada onde cada detentor do token pode influenciar decisões sobre o protocolo ou desenvolvimento do projeto. É como se o token pudesse dar poder ao povo. Um bom exemplo disso é da Uniswap, que permite a troca de criptomoedas facilmente através de seu protocolo e também permite a troca de propostas e votação. Para contribuir com alguma proposta para ser colocada em votação, é necessário possuir um valor mínimo no fornecimento total de UNI.

Captura de Tela 2021 07 30 as 19.16.21
Figura 1. Propostas de votação na Uniswap através do token de governança UNI. Fonte: Uniswap.

Além disso, alguns desses tokens permitem que esses protocolos de aplicações descentralizadas ofereçam serviços como stake para ganhar renda passiva, deixando seus tokens ajudando a rede a ter liquidez.

Vantagens e Desvantagens

Quando investimos em um projeto de token de governança como a UNI, temos várias vantagens como a descentralização da rede, que é o principal objetivo da rede blockchain e do mercado de criptomoedas. Além disso, com a possibilidade de votações, qualquer pessoa pode participar para dizer o que pensa sobre determinadas propostas e se aceita ou não as mudanças e com toda a comunidade cripto se envolve nesses projetos e se sente parte de uma comunidade.

Claro que nem tudo é perfeito, as votações podem sair enviesadas por alguns membros da comunidade e a decisão da proposta pode não ser a das melhores e isso pode gerar uma certa “revolta” da comunidade sobre a decisão. Mesmo com a proposta de descentralização, ainda podemos ter pessoas com mais tokens que possuem um poder maior de votação e consequentemente isso dá mais poder para a mão de alguns, tirando o fator democracia da votação.

Conclusão

O mundo DeFi trouxe grandes mudanças para o mercado das criptomoedas com os tokens de governança, inclusive a possibilidade de ganhar renda passiva ao ajudar a rede provendo liquidez, o que é benéfico para quem pensa em fazer hold de projetos interessantes. Com eles podemos dizer que as redes blockchain ficarão cada vez mais descentralizadas e democráticas, porém, por outro lado, quem possui mais tokens ainda possui um certo poder de votação na rede. A democracia no mundo cripto é um conceito que deve ser analisado com muita calma.

Links Úteis

Todos nosso trades são realizados na Corretora Internacional Binance – > Se cadastre Agora!

Faça parte do nosso copytrade do Forex – Ganhe em DÓLAR

Faça Parte do Grupo VIP Agora!

Mentoria Financeira – Comece o Processo de sua Independência Financeira

Referências

https://www.yield.app/post/what-is-a-governance-token

https://academy.shrimpy.io/post/what-are-governance-tokens

https://www.investopedia.com/tech/governance-why-crypto-investors-should-care/

Tabela de Conteúdos