O que é um Oráculo?

por Isabela Roque (beladosbitcoins), em 13 de maio de 2021

Graduada em Engenharia da Computação pela FIAP e Mestre em Engenharia Elétrica e Computação (Inteligência Artificial, Análise de Sentimento) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. É doutoranda em criptomoedas pelo Mackenzie e também Cientista de Dados. Atualmente é trader, instrutora de Python e R para Análise de Dados e possui a certificação de criptomoedas CBP (Certified Bitcoin Professional) da CryptoConsortium.




Quando ouvimos falar a primeira vez sobre oráculos, pensamos imediatamente de alguém que consegue prever o futuro e ajudar a decifrar profecias. Mas esse não é o caso dos oráculos da blockchain, que estão ficando cada vez mais populares no meio cripto. Você sabe o que é um oráculo nesse contexto? Neste artigo vamos explicar o que é um oráculo, como ele funciona e alguns tipos de oráculos para que você compreenda onde eles são utilizados. Vamos lá?

Antes de continuar lendo, entre em nosso canal gratuito e tenha acesso em primeira mão as melhores análises e artigos do mercado -> Entre Agora!

O que é e como funciona?

Um oráculo, ou oracle em inglês, de blockchain é um serviço que oferece contratos inteligentes com informações externas. Pense que um oráculo é como se fosse uma ponte para que a blockchain se comunique com o mundo exterior, alheio às blockchains e possa utilizar essas informações dentro da rede.

Beleza, mas para que isso serve exatamente? Vamos supor que você tenha um contrato com alguém baseando-se em algum fator que não existe no meio das criptomoedas, por exemplo, o clima. O clima é uma informação totalmente off-chain (fora da rede blockchain) e para que eu possa usar essa informação dentro de um contrato, eu preciso de um oráculo para me conectar com o meio exterior e puxar essa informação de algum lugar.

O oráculo é justamente essa ligação entre dois mundos completamente diferentes, eles trouxeram uma capacidade a mais aos contratos inteligentes e por isso estão ficando tão populares no meio. Para não confundir os conceitos, o oráculo é apenas ligação, uma camada adicional que procura a informação fora do mundo das criptos, ele não é o banco de dados em si.

Tipos de oráculos

Existem diversos oráculos, de diferentes tipos, alguns até conseguem mandar a informação de volta para o mundo exterior. Todos eles podem ser classificados em três classes distintas:

  • Oráculos de Software
  • Oráculos de Hardware
  • Oráculos de Entrada
  • Oráculos de Saída
  • Oráculos baseados em consenso (Humano)

Oráculos de Software

Os oráculos de software interagem com fontes de informação que estão online e transmitem diretamente a blockchain. O oráculo extrai somente a informação necessária e repassa para o contrato inteligente dentro da rede. Alguns dados de exemplo: temperatura, preço de commodities, etc.

Oráculos de Hardware

Este tipo de oráculo é um pouco diferente do anterior, pois apesar dele pegar informações do mundo exterior, ele pega informações físicas, como dados de sensores e qualquer outro dispositivo que esteja transmitindo seus dados.

Um exemplo de aplicação seria rastrear o movimento de um caminhão com encomendas até a chegada em seu destino. Assim que o caminhão chegar em seu destino, o oráculo manda essa informação para a blockchain.

Oráculos de Entrada

Nesse tipo de oráculo, podemos ter os dois tipos anteriores. Posso consultar informações externas em algum site e mandar para a blockchain (oráculo de software), assim como posso capturar dados de sensores e mandar para a blockchain também (oráculo de hardware).

Oráculo de Saída

O funcionamento dos oráculos de saída é igual aos oráculos de entrada, mas a diferença é que ao invés de transmitir a informação para a rede blockchain, este tipo de oráculo envia as informações para o mundo externo. Um exemplo interessante desse tipo de oráculo é um cadeado inteligente. Vamos supor que você esteja em uma biblioteca tecnológica e precise guardar seus itens pessoais em um armário, esse armário possui um cadeado inteligente que só será aberto caso você envie alguns centavos de alguma criptomoeda para determinada carteira. Se o dinheiro for depositado no endereço corretamente, o cadeado abrirá e você poderá usar o armário normalmente.

Oráculos baseados em consenso

São oráculos onde as informações coletadas vem de algum consenso humano, há um humano por detrás dos dados. Há quem diga que esse tipo de oráculo não é tão confiável como os outros.

O grande problema

O grande problema dos oráculos é confiar na informação encontrada online e confiar que o contrato inteligente da blockchain não foi comprometido com alguma informação falsa. Como os oráculos não fazem parte essencialmente da blockchain, sua segurança pode ser comprometida.

Conclusões

Neste artigo vimos um pouco sobre os oráculos, uma das revoluções na área de criptomoedas e contratos inteligentes que ainda vai dar muito o que falar. Por um lado, eles são excelentes escolhas para montar um contrato com blockchain e ter acesso a dados externos para que o contrato seja executado, mas por outro, ainda existem inseguranças a respeito da confiança desses dados.

Links Úteis

Todos nosso trades são realizados na Corretora Internacional Binance – > Se cadastre Agora!

Faça parte do nosso copytrade do Forex – Ganhe em DÓLAR

Faça Parte do Grupo VIP Agora!

Mentoria Financeira – Comece o Processo de sua Independência Financeira

Referências

https://academy.binance.com/en/articles/blockchain-oracles-explained

https://betterprogramming.pub/what-is-a-blockchain-oracle-f5ccab8dbd72

https://setzeus.medium.com/blockchain-oracles-af3b216bed6b

Tabela de Conteúdos