O que é TPS (Transactions Per Second)?

por Isabela Roque (beladosbitcoins), em 28 de abril de 2022

Graduada em Engenharia da Computação pela FIAP e Mestre em Engenharia Elétrica e Computação (Inteligência Artificial, Análise de Sentimento) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. É doutoranda em criptomoedas pelo Mackenzie e também Cientista de Dados. Atualmente é trader, instrutora de Python e R para Análise de Dados e possui a certificação de criptomoedas CBP (Certified Bitcoin Professional) da CryptoConsortium.




Quando falamos do bitcoin e criptomoedas no geral, sempre vem na cabeça a infraestrutura que faz tudo funcionar: a blockchain, tecnologia criada pelo pseudônimo de Satoshi Nakamoto antes do primeiro bloco de bitcoin ser criado e minerado. Depois de sua criação revolucionária, muitas outras blockchains para moedas com proprósitos diferentes foram criadas, com suas próprias especificações. No artigo de hoje vamos explorar um pouquinho do conceito de TPS (Transactions Per Second), ou no bom português, Transações por Segundo da rede blockhain e entender como isso pode impactar na velocidade de aprovação de transações na rede. Vamos lá?

Antes de continuar lendo, entre em nosso canal gratuito e tenha acesso em primeira mão as melhores análises e artigos do mercado -> Entre Agora!

O que é

TPS (Transações por Segundo) é a sigla dada ao número de transações que uma blockchain pode suportar a cada segundo. O Bitcoin, por exemplo, pode suportar aproximadamente entre 5 a 7 transações por segundo, o que teoricamente é pouco pois temos empresas como a Visa que podem suportar milhares de transações por segundo. Já o Ethereum consegue suportar entre 15 a 25 transações por segundo.

bitcoin lightning network crypto tps
Fonte: https://pt.cryptonews.com/guides/o-que-e-bitcoin-lightning-network.htm

Teoricamente falando, quanto mais transações por segundo, mais rápida é realizada a transação, o que é algo positivo.

Isso é tão importante assim?

Beleza, entendemos o lado conceitual da TPS, mas isso necessariamente significa que quanto mais transações por segundo, melhor o desempenho da velocidade e a rede é? Quer dizer que o bitcoin é uma das piores!?

Existem diversos projetos que visam aumentar as transações pro segundo e bater de frente com o bitcoin, como se fosse uma criptomoeda melhorada. Uma das blockchains com maior rapidez de transações é a da criptomoeda Bitgert (BRISE), lançada recentemente em Março de 2022. Sua blockchain pode lidar com 100.000 TPS, utilizando um algoritmo de consenso de Prova de Autoridade (PoA) e sem taxas ao realizar transações, além de possuir contratos inteligentes, onde podem existir diversas aplicações ligadas a Web 3.0, DeFi, jogos e outros. Ou seja, é um projeto muito interessante para estudar e entender melhor se vale a pena prestar atenção nele.

O mais interessante do projeto da Bitgert é que podemos monitorar em tempo real o número de transações sendo realizadas, os nós funcionais da rede, quanto tempo cada bloco leva para ser minerado também, tudo pelo site oficial deles.

Além da Bitgert, temos diversos outros projetos mais conhecidos que também possuem TPS maiores que o bitcoin:

CryptocurrencyTransactions Per Second (TPS)Average Transaction (Block) Confirmation Time
Bitcoin3-710 min
Ethereum15-256 min
Solana2,8250.4 sec
Polkadot1,0004-5 sec
EOS4,0000.5 sec
Cosmos10,0002-3 min
Stellar1,0002-5 sec
Dogecoin301 min
Litecoin5630 min
Avalanche5,0001-2 sec
Algorand1,00045 sec
Ripple (XRP)1,5004 sec
Bitcoin Cash6160 min
IOTA1,5001-5 min
Dash10-2815 min
Fonte: https://phemex.com/blogs/what-is-transactions-per-second-tps

Mas vamos a pergunta principal desse tópico, isso necessariamente interfere? Quanto mais TPS, melhor a rede? Não necessariamente pois podemos ter um TPS muito alto, mas as custas de outras partes importantes da rede blockchain, como a descentralização.

Vamos a um exemplo. A Solana é uma das maiores moedas que temos no ecossistema de cripto, um projeto muito sólido e com muito respeito pela comunidade, e apesar dela suportar quase 3.000 transações por segundo, já faz algumas semanas que ela vive congestionada quase o dia todo. Ou seja, apesar de sua rapidez, muitas vezes precisamos esperar um bom tempo para conseguir usá-la atualmente.

Pensando por esse lado, o bitcoin é a criptomoeda mais antiga que temos e ele funciona muito bem com apenas 5-7 TPS. Curioso, não é mesmo?

Conclusões

Como vimos no artigo de hoje, ao analisar um projeto (além de analisar o nicho do projeto), é importante entender quantas transações por segundo a blockchain sustenta e quais outros detalhes podem deixar a rede congestionada.

Referências

https://www.okx.com/academy/en/solana-blockchain-outages-and-liquidation-bot-network-congestion

https://phemex.com/blogs/what-is-transactions-per-second-tps

https://academy.binance.com/en/glossary/transactions-per-second-tps

https://bitgert.com/

https://www.wealthandfinance-news.com/why-are-crypto-transaction-speeds-so-important/
https://www.jumpstartmag.com/5-blockchains-with-the-fastest-transaction-speeds-in-2022/

Tabela de Conteúdos