O que é Prova de Trabalho?

por Isabela Roque (beladosbitcoins), em 15 de outubro de 2020

Graduada em Engenharia da Computação pela FIAP e Mestre em Engenharia Elétrica e Computação (Inteligência Artificial, Análise de Sentimento) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. É doutoranda em criptomoedas pelo Mackenzie e também Cientista de Dados. Atualmente é trader, instrutora de Python e R para Análise de Dados e possui a certificação de criptomoedas CBP (Certified Bitcoin Professional) da CryptoConsortium.




Muitos já ouviram falar sobre bitcoin, criptomoedas e consenso da rede. E aposto que já ouviram falar de um algoritmo chamado Prova de Trabalho, mas você sabe o que ele é, para que serve e como funciona? Nesse artigo vamos explicar como o algoritmo de consenso de Prova de Trabalho funciona.

O que é e para que serve?

O algoritmo Prova de Trabalho, ou Proof-of-Work em inglês, é um algoritmo de consenso dentro da rede Blockchain. Ele foi um dos primeiros algoritmos de consenso a ser criado para as tecnologias descentralizadas e é utilizado para produzir novos blocos e confirmar as transações da rede. Existem outros diversos algoritmos, mas esse ainda continua sendo o principal.

Como funciona?

Com a Prova de Trabalho, existe a figura dos mineradores, que competem entre si para aprovar transações e gerar novos blocos para serem recompensados com criptomoedas. Os mineradores ficam responsáveis por competir para solucionar um quebra-cabeça matemático e ser o primeiro a ter o bloco aprovado pela rede, tudo isso usando poder computacional (o ser humano não precisa fazer nada). Ao solucionar o puzzle, o minerador apresenta a solução para a rede e quando todos concordam, seu bloco é adicionado à rede e assim, fica imutável. O minerador então recebe a recompensa do bloco junto com o valor das taxas de transações do bloco e assim o processo continua. A Figura 1 ilustra esse funcionamento.

miners
Figura 1. Funcionamento do algoritmo de Prova de Trabalho. Fonte: https://www.ledger.com/academy/blockchain/what-is-proof-of-work.

Como a rede blockchain cada vez mais atraindo novos usuários e investidores, o quebra-cabeça matemático se torna mais e mais difícil de ser resolvido e os mineradores necessitam de mais poder computacional para manter o funcionamento da rede. A Figura 2 ilustra uma fazenda de mineração de bitcoins, olha só o tamanho! E pensar que no começo do bitcoin, todos conseguiam minerar a criptomoeda em casa.

Figura 2. Fazenda de mineração de bitcoins na Sibéria. Fonte: https://bitcoinist.com/newly-launched-siberian-bitcoin-mining-farm-russia-largest/.

Mas é tudo maravilhoso?

Não! Na verdade, existem alguns estudos mostrando que a Prova de Trabalho pode ser ruim ao nosso planeta em longo prazo, já que para minerar é necessário muito poder computacional e com isso, muita energia precisa ser gerada, o que poderia causar um impacto ambiental se não for utilizada energia limpa. Imagine quantas fazendas de mineração não existem por aí, gastando energia que pode agredir o meio-ambiente?

Além disso, há sempre aquela dúvida sobre ataques a rede. Teoricamente, para alguém realizar um ataque malicioso na blockchain, seria necessário que a pessoa ou empresa possuí-se 51% de poder computacional de toda a rede, o que é muito custoso e difícil de conseguir. Mas lembrando que muitas mineradoras de bitcoin ficam em um único país.

Conclusões

A Prova de Trabalho é um algoritmo de consenso complexo, interessante e robusto utilizado na Blockchain e em diversas criptomoedas, como o bitcoin. Até o momento, ele se mantém estável e seguro, mas a sustentabilidade em manter um poder computacional alto e impacto ambiental a longo prazo pode se tornar um problema para a rede.

Links Úteis

Todos nosso trades são realizados na Corretora Internacional Binance – > Se cadastre Agora!

Faça parte do nosso copytrade do Forex – Ganhe em DÓLAR

Faça Parte do Grupo VIP Agora!

Mentoria Financeira – Comece o Processo de sua Independência Financeira

Referências

Livro – Mastering Bitcoin de Andreas M. Antonopoulos

https://bitcoin.org/bitcoin.pdf – Whitepaper do Bitcoin

Tabela de Conteúdos