500px Proof–of–Stake PoS

O que é Prova de Participação?

Com as notícias sobre a Ethereum 2.0 sendo desenvolvida e em última etapa de testes, o algoritmo de Prova de Participação vem ganhando destaque. Esse artigo tem como objetivo principal explicar um pouco como funciona o algoritmo de consenso da Prova de Participação assim como apresentar alguns benefícios e desvantagens. Vamos lá?

O que é? Para que serve?

O algoritmo de Prova de Participação ou Proof-of-Stake, em inglês, é um algoritmo de consenso utilizado em tecnologias descentralizadas e foi criado por Sunny King e Scott Nadal em 2012. A primeira utilização desse algoritmo foi com a criptomoeda Peercoin.

Semana passada abordamos a Prova de Trabalho, mas como entender a diferença entre eles? Enquanto que na Prova de Trabalho, a figura do minerador é necessária para o funcionamento da Blockchain, na Prova de Participação não há nenhum tipo de equação complexa a ser resolvida e nem mineração, o próximo indivíduo que criará um novo bloco é escolhido baseado no número de moedas que ele possui em ‘stake‘. Não há recompensa de mineração, apenas um ganho de taxas de transações da rede.

Além de resolver um problema em aberto no mundo das criptomoedas, que é a escalabilidade das transações e das tecnologias para minerar, a Prova de Participação deixaria o ambiente cripto mais igualitário.

Vamos entender melhor seu funcionamento?

Como funciona?

Primeiro, o usuário coloca suas criptomoedas em uma carteira específica que será congelada (o que significa que não é possível fazer nenhum tipo de transação com ela). Normalmente há um número mínimo de moedas que são necessárias para começar a participar da rede. Quanto mais moedas o usuário possuir, maior será sua participação.

Na rede da criptomoeda Dash, para participar da rede, é necessário possuir no mínimo 1.000 moedas. Se pensarmos hoje em dia, onde seu preço está em aproximadamente U$ 75,29 dólares, o usuário precisaria ter U$ 75.290 dólares para começar.

Além disso, esses usuários que colocaram sua carteira em “staking” são escolhidos para formar um novo bloco a partir de quanto possuem na carteira e o tempo que estão participando na rede. Por exemplo, um usuário que possui 5.000 moedas tem mais probabilidade de ser escolhido para criar o próximo bloco, assim como um usuário com apenas 100 moedas tem menos chance. Como dito anteriormente, o ganhador do bloco apenas ganha as taxas de transação do bloco. A Figura 1 ilustra esse processo.

proof of work vs proof of stake
Figura 1. Processo da Prova de Participação na Blockchain. Fonte: https://digitaltokens.io/what-is-proof-of-work-and-proof-of-stake/

Vantagens e Desvantagens

Uma das grandes vantagens de se utilizar esse tipo de algoritmo de consenso é a escalabilidade e o custo mínimo de energia para seu funcionamento. Estudos recentes de 2015 demonstraram que para cada transação de Bitcoin ser aprovada, a eletricidade necessária de mineração é equivalente a eletricidade utilizada por 1.57 casas americanas em um único dia. Agora imaginem se o Bitcoin utilizasse a Prova de Participação? Não haveria todo esse consumo.

Por outro lado, alguns pesquisadores não acreditam que a Prova de Participação seja tão confiável assim. Na Prova de Trabalho o atacante da rede necessitaria de um poder computacional maior que 51% da rede, já na Prova de Participação, ele precisaria de um capital financeiro maior que 51% da rede. Se pensarmos em grandes empresas entrando para o segmento das criptomoedas, talvez essa questão precisaria ser discutida com mais calma.

Conclusões

Para resumir nosso artigo, a Prova de Participação é um algoritmo de consenso muito interessante do ponto de vista sustentável: não há gastos com energia e a escalabilidade é linear. Por outro lado, existem diversas questões que precisam ser melhoradas, como a confiança para um ataque hacker.

Links Úteis

Todos nosso trades são realizados na Corretora Internacional Binance – > Se cadastre Agora!

Faça parte do nosso copytrade do Forex – Ganhe em DÓLAR

Faça Parte do Grupo VIP Agora!

Mentoria Financeira – Comece o Processo de sua Independência Financeira

Referências

Peercoin – https://en.wikipedia.org/wiki/Peercoin

Consensys: What is Proof of Stake? – https://consensys.net/blog/blockchain-explained/what-is-proof-of-stake/

Cointelegraph: Ethereum 2.0 Staking, explained – https://cointelegraph.com/explained/ethereum-20-staking-explained

Links Úteis

Todos nosso trades são realizados na Corretora Internacional BYBIT:

SE CADASTRE AGORA!

Faça parte do nosso Canal Gratuito no Telegram:

TASSO LAGO CANAL – FREE

Acesse nosso grupo VIP do Telegram:

[CANAL VIP] TASSO LAGO

Acesse nossa Fraternidade:

CRITOTRADERS

Faça parte do Criptoclub:

CRIPTOCLUB