O que é o problema do Gasto Duplo?

por Isabela Roque (beladosbitcoins), em 24 de junho de 2021

Graduada em Engenharia da Computação pela FIAP e Mestre em Engenharia Elétrica e Computação (Inteligência Artificial, Análise de Sentimento) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. É doutoranda em criptomoedas pelo Mackenzie e também Cientista de Dados. Atualmente é trader, instrutora de Python e R para Análise de Dados e possui a certificação de criptomoedas CBP (Certified Bitcoin Professional) da CryptoConsortium.




O bitcoin é a mais antiga das criptomoedas e com a sua criação, muitos problemas do mercado financeiro tradicional foram resolvidos utilizando a tecnologia por trás da Blockchain. Um desses problemas é o famoso (e temido) gasto duplo. Mas o que seria esse problema? Como o bitcoin resolveu esse problema? Vamos responder todas essas perguntas no artigo de hoje! Vamos lá?

Antes de continuar lendo, entre em nosso canal gratuito e tenha acesso em primeira mão as melhores análises e artigos do mercado -> Entre Agora!

O que é?

Antes de falar como o bitcoin resolveu o problema do gasto duplo, vamos primeiro entender o que seria isso. O problema do gasto duplo, em inglês double-spending é um dos grandes riscos que um mercado possui e como o nome já diz, se trata de uma pessoa gastar o mesmo dinheiro duas vezes. Vamos a um exemplo?

Imaginem a situação a seguir: Alice possui R$ 60.000 reais e gostaria de comprar um carro e um computador, mas seu dinheiro só dá para comprar um dos dois. Ela então usa alguns sistemas para burlar o banco e consegue comprar os dois com o mesmo saldo. Esse é o grande problema do gasto duplo que vem assombrando os bancos tradicionais há muito tempo. Apesar da tecnologia ter evoluído bastante nos mercados tradicionais, esse problema ainda pode acontecer.

Beleza, mas eu falei do bitcoin né? Como ele se encaixa nisso?

Gasto duplo no Bitcoin

O bitcoin solucionou esse problema com a tecnologia blockchain. No whitepaper escrito por Satoshi Nakamoto, ele criou um grande livro-razão com propriedades únicas. Todas as transações ficam registradas no bloco e todos os participantes da rede podem contribuir com o seu funcionamento e todos tem a cópia do que está sendo transacionado. É tudo completamente auditável e contra fraudes. A transação só é validada quando o bloco for minerado e após a validação, todos podem ver o que aconteceu e auditar, se assim quiserem.

gasto duplo 1
Figura 1. Explorador de blocos com informações sobre o bloco 688727. Fonte: Blockchain.com
gasto duplo 2
Figura 2. Lista de transações do bloco 688727. Fonte: Blockchain.

E agora se Alice quiser fazer a mesma coisa que mencionei acima? Ela conseguiria? A resposta é: não. A medida que Alice transacionar seus bitcoins para realizar a transação, a transação fica salva na blockchain e ela não pode alterar o saldo de sua conta, nem alterar informações da transação. A blockchain é imutável. Apenas com um ataque de 51% do poder computacional da rede (assunto para outro artigo) ela conseguiria fazer isso. Mas é muito custoso devido ao poder computacional envolvido, o atacante deveria possuir mais de 50% do poder da rede toda. Já pensou de quanto dinheiro envolvido estamos falando?

Com essa segurança do bitcoin, fica muito mais difícil tentar burlar a rede.

Conclusões

A blockchain é de fato uma tecnologia extremamente inovadora do ponto de vista tecnológica e resolveu grandes problemas que estavam há muito tempo em aberto no mercado financeiro tradicional. O problema do gasto duplo é um deles, com a invenção de Satoshi, podemos transacionar em uma rede mais segura e mais democrática onde todos podem auditar se a rede está funcionando corretamente.

Links Úteis

Todos nosso trades são realizados na Corretora Internacional Binance – > Se cadastre Agora!

Faça parte do nosso copytrade do Forex – Ganhe em DÓLAR

Faça Parte do Grupo VIP Agora!

Mentoria Financeira – Comece o Processo de sua Independência Financeira

Referências

https://academy.binance.com/en/articles/double-spending-explained

https://cryptomojo.com/double-spending/

https://www.bitpanda.com/academy/en/lessons/what-is-double-spending-and-why-is-it-such-a-problem/

Tabela de Conteúdos