O que é o London Hard Fork do Ethereum?

por Isabela Roque (beladosbitcoins), em 10 de junho de 2021

Graduada em Engenharia da Computação pela FIAP e Mestre em Engenharia Elétrica e Computação (Inteligência Artificial, Análise de Sentimento) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. É doutoranda em criptomoedas pelo Mackenzie e também Cientista de Dados. Atualmente é trader, instrutora de Python e R para Análise de Dados e possui a certificação de criptomoedas CBP (Certified Bitcoin Professional) da CryptoConsortium.




A Ethereum é a segunda maior criptomoeda em capitalização de mercado que temos no meio cripto. E há algum tempo ela está se preparando para receber mudanças em seu algoritmo de consenso. E enquanto o algoritmo não muda, os desenvolvedores estão fazendo várias modificações interessantes na rede, como é o caso do London Hard Fork. Você sabe o que é um hard fork? No artigo de hoje vamos entender um pouco melhor esse conceito, o que é uma EIP e como essa nova atualização da Ethereum é uma porta de entrada para a Ethereum 2.0. Vamos lá?

Antes de continuar lendo, entre em nosso canal gratuito e tenha acesso em primeira mão as melhores análises e artigos do mercado -> Entre Agora!

O que é um Hard Fork?

Antes de entendermos essa nova atualização da Ethereum, precisamos primeiro entender o que é um hard fork. Em suma, um hard fork é uma mudança do próprio protocolo da rede Blockchain de uma criptomoeda que torna os blocos e as transações anteriores inválidas. Nós de rede novos só conseguirão se comunicar com a versão atualizada da rede. Ou seja, minha rede é dividida em duas. Isso normalmente acontece quando desenvolvedores planejam fazer mudanças grandes na Blockchain ou quando não concordam uns com os outros, gerando uma moeda nova. Esse último caso foi o que aconteceu com o Bitcoin e o Bitcoin Cash em 2017 que separou a rede em duas moedas distintas.

O que é uma EIP?

Beleza, agora que entendemos um pouco sobre hard forks. Precisamos entender outro conceito muito importante: o conceito de EIP. O que é uma EIP, afinal de contas? Uma EIP (Ethereum Improvement Proposals) são especificações técnicas para novos recursos dentro da Blockchain da Ethereum. Fácil né? Normalmente todos podem submeter uma EIP, mas é necessário que haja uma especificação técnica do recurso e por que esse novo recurso seria útil para a rede, cada EIP possui um número distinto. E claro, não é só submeter e já realizar a EIP. É um processo que passa por revisões de várias pessoas e votação da comunidade.

Além da Ethereum, o Bitcoin também utiliza o mesmo processo para realizar modificações na rede, porém no Bitcoin essas especificações técnicas são chamadas de BIP (Bitcoin Improvement Proposals).

O que esse London Hard Fork trará para a Ethereum?

Agora estamos prontos para entender o que é esse famoso London Hard Fork. Há pouco tempo atrás, já ouvimos que a Ethereum realizou um hard fork chamado Berlim que implementou várias EIPs a respeito de tipos de transações.

Além do Berlim, o hard fork London está sendo muito esperado por toda a comunidade pois ele começará a fazer atualizações para preparar a rede Ethereum para a troca de algoritmo de consenso: iremos da Prova de Trabalho para a Prova de Participação.

O que é muito interessante a respeito desse fork é que uma das EIPs trás mudanças em relação ao sistema de taxas da blockchain, agora teremos um sistema deflacionário (EIP-1559). Isso trará novos investidores pois antes dessa atualização, a rede começou a praticar valores absurdos de taxa para transações pequenas, o que torna inviável qualquer transação menor.

EIP 1559
Figura 1. Detalhes da EIP-1559.

Além dessa nova atualização, a dificuldade da mineração também mudará com a EIP-3238 para preparar a rede para a Ethereum 2.0 e incentivar as pessoas a utilizarem a moeda.

EIP 3238
Figura 2. Detalhes da EIP-3238.

Conclusões

Como podemos ver, o London Hard Fork trará várias atualizações para a rede Blockchain com o intuito de melhorá-la e prepará-la para a Ethereum 2.0, que será um grande avanço para as blockchains, no geral. Vamos ficar antenados nas próximas atualizações!

Links Úteis

Todos nosso trades são realizados na Corretora Internacional Binance – > Se cadastre Agora!

Faça parte do nosso copytrade do Forex – Ganhe em DÓLAR

Faça Parte do Grupo VIP Agora!

Mentoria Financeira – Comece o Processo de sua Independência Financeira

Referências

https://academy.binance.com/en/articles/what-is-the-ethereum-london-hard-fork

https://www.entrepreneur.com/article/373867

https://eips.ethereum.org/EIPS/eip-1559

https://eips.ethereum.org/EIPS/eip-3238

Tabela de Conteúdos