O que é o indicador de Custo de Mineração?

por Isabela Roque (beladosbitcoins), em 19 de fevereiro de 2021

Graduada em Engenharia da Computação pela FIAP e Mestre em Engenharia Elétrica e Computação (Inteligência Artificial, Análise de Sentimento) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. É doutoranda em criptomoedas pelo Mackenzie e também Cientista de Dados. Atualmente é trader, instrutora de Python e R para Análise de Dados e possui a certificação de criptomoedas CBP (Certified Bitcoin Professional) da CryptoConsortium.




Durante as últimas semanas estamos publicando artigos sobre análise fundamentalista e alguns indicadores, como o NVT, a Taxa Total de Hash e o MVRV. Hoje falaremos um pouco mais sobre um indicador on-chain que pode enriquecer nossas análises juntamente com a análise técnica: o custo de mineração com as taxas de transação. Nesse artigo vamos entender como essa métrica funciona e sua importância para a análise do mercado de criptomoedas. Vamos lá?

Antes de continuar lendo, entre em nosso canal gratuito e tenha acesso em primeira mão as melhores análises e artigos do mercado -> Entre Agora!

O que é?

O indicador de custo de mineração é um indicador exclusivo para criptomoedas que utilizam a Blockchain juntamente com um algoritmo de Prova de Trabalho para manter o funcionamento da rede. Nele temos a figura do minerador, que possui máquinas específicas para “minerar” a criptomoeda e consequentemente ganhar recompensar por todo seu esforço se seu bloco for escolhido para incorporar a rede. O maior exemplo de criptomoeda que utiliza a mineração é o Bitcoin.

Como funciona?

Para entender melhor como funciona esse indicador, vamos pensar no processo de mineração. O minerador normalmente precisa comprar uma máquina com um custo alto para poder ter chances de encontrar o bloco vencedor na Prova de Trabalho e ganhar as recompensas do bloco. Porém, quanto mais mineradores entram na rede, mais esse custo aumenta pois a competição faz com que seja mais difícil acertar o bloco e dessa maneira ao hash rate aumenta.

Consequentemente, se o preço do Bitcoin não se adequar ao total pago em taxas, muitos mineradores saem da rede pois não é mais vantajoso manter as máquinas operando e esperam um momento propício para voltarem. Isso também compromete a segurança da rede, pois impacta diretamente no hashrate. Com a segurança menor, o valor da rede também é impactado e isso é refletido diretamente no preço do Bitcoin.

Por isso, é tão importante analisar as taxas de transação e o custo de mineração relacionados com o preço da criptomoeda. Quando as taxas estão altas, o preço precisa subir para que ainda compense minerar (é um sinal bullish). Se as taxas estão baixas, isso indica menos atividade na rede e consequentemente o preço cai.

O equilíbrio é muito importante!

No gráfico abaixo podemos ver os períodos que o Bitcoin necessita subir de preço para compensar as taxas, como está acontecendo agora em Fevereiro. É um sinal bullish.

custo de mineracao
Figura 1. Gráfico de Média de Taxas para cada transação no Bitcoin de Janeiro a Fevereiro de 2021. Fonte: BitInfoCharts.

Conclusões

Como vimos nesse artigo, as análises on-chain são importantes para entender como está o ecossistema da Blockchain para determinada criptomoeda. Analisando as taxas de transações e custos de mineração, conseguimos entender com mais profundidade como essas informações podem estar correlacionadas com o preço do Bitcoin, por exemplo.

Links Úteis

Todos nosso trades são realizados na Corretora Internacional Binance – > Se cadastre Agora!

Faça parte do nosso copytrade do Forex – Ganhe em DÓLAR

Faça Parte do Grupo VIP Agora!

Mentoria Financeira – Comece o Processo de sua Independência Financeira

Referências

Bitcoin Avg. Transaction Fee historical chart (BitInfoCharts) – https://bitinfocharts.com/comparison/bitcoin-transactionfees.html#3m

Receita dos mineiros em USD (Blockchain.com) – https://www.blockchain.com/charts/miners-revenue

Bitcoin Fundamental Analysis — 3 Indicators & 4 Ratios (Medium) – https://medium.com/bex500/bitcoin-fundamental-analysis-3-indicators-4-ratios-38adeb8987a3

Cryptoasset Fundamental Analysis — 7 Indicators & Ratios to Watch (TradeCraft Jake) – https://tradecraftjake.medium.com/cryptoasset-fundamental-analysis-7-indicators-ratios-to-watch-470c56076c2e

Tabela de Conteúdos