O que é Liquidez?

por Isabela Roque (beladosbitcoins), em 10 de março de 2022

Graduada em Engenharia da Computação pela FIAP e Mestre em Engenharia Elétrica e Computação (Inteligência Artificial, Análise de Sentimento) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. É doutoranda em criptomoedas pelo Mackenzie e também Cientista de Dados. Atualmente é trader, instrutora de Python e R para Análise de Dados e possui a certificação de criptomoedas CBP (Certified Bitcoin Professional) da CryptoConsortium.




Quando pensamos em ativos, seja uma criptomoeda ou ação, devemos sempre lembrar que ao comprar determinado ativo, precisamos ter a capacidade de vendê-lo quando quisermos e embolsar os lucros ou o capital aplicado. No mercado financeiro, isso é chamado de liquidez. No artigo de hoje vamos entender um pouco melhor o que significa isso e por que é arriscado comprar moedas sem liquidez. Vamos lá?

Antes de continuar lendo, entre em nosso canal gratuito e tenha acesso em primeira mão as melhores análises e artigos do mercado -> Entre Agora!

O que é

De acordo com o Investopedia, liquidez se refere a facilidade na qual se converte um ativo em dinheiro, sem ter grande impacto no preço, ou seja, quanto tempo levo para vender minha criptomoeda favorita ou uma ação da Microsoft. Esse é um termo bem conhecido no mercado financeiro tradicional, mas muitas pessoas que investem em criptomoedas ficam confusas como podem abstrair esse conceito para cripto.

Em teoria, o dinheiro é o ativo mais líquido que podemos ter, comparando com o mercado cripto, podemos ter as stablecoins fazendo esse papel principal. Na maior parte das vezes, transformamos lucros das criptomoedas em USDT, USDC, BUSD, que utilizamos para reinvestir comprando outras moedas ou apenas guardar.

Já quando pensamos por exemplo em NFTs, joías, carros de luxo, é um mercado mais ilíquido pois dependendo da situação, não conseguimos vender com tanta facilidade. Claro que projetos bons de NFTs são mais líquidos do que projetos com times duvidosos ou projeto parado.

Em tese, existem dois tipos de liquidez: a Liquidez Contábil e a Liquidez de Mercado.

Liquidez Contábil

A Liquidez Contábil é mais referente à empresas: com que facilidade uma determinada empresa paga suas dívidas ou outros débitos que venha a ter? Esse é um grande sinal de saúde da empresa inclusive. Uma empresa que não possui dinheiro sobrando (liquidez) para qualquer emergência pode ser considerada um investimento não muito bom.

Liquidez de Mercado

A Liquidez de Mercado é o que nós estamos mais acostumados no meio das criptomoedas: com que facilidade conseguimos comprar e vender o bitcoin, por exemplo? Normalmente nesse caso precisamos ter investidores nas duas pontas: aquele que quer vender e aquele que quer comprar, todos com um preço justo, sem surpresas.

É aqui que precisamos ter um certo cuidado, como existem várias criptomoedas surgindo a todo tempo, muitas delas podem não ter liquidez. Tá, mas o que isso significa na prática? Significa que você pode comprar a criptomoeda por um preço com uma elevada taxa e não conseguir mais vendê-la porque ninguém quer comprá-la ou esperar dias para alguém comprar. Isso acontece com uma certa frequência em algumas moedas, especialmente de corretoras descentralizadas (DEX).

Nesse caso, temos muita influência de corretoras (tanto centralizadas quanto descentralizadas), atos regulatórios de governos e cada vez mais adoção de certa criptomoeda. Normalmente existem corretoras que tem mais liquidez que outros e investidores tem preferências.

Conclusões

Liquidez é um conceito muito importante no mercado financeiro, tanto tradicional como de criptomoedas. É pensando nisso que verificamos quais criptomoedas tem mais potencial de crescimento ou que é melhor pular fora pois não tem investidores interessados no projeto.

Links Úteis

Conheça a nossa Sala VIP, onde publicamos nossos investimentos em tempo real pra você copiar e ganhar tanto quanto nós!

Assertividade de 89,3% em nossos trades. Confira os rendimentos na página do VIP:

https://financialmove.com.br/Sala-VIP-s

Referências

https://www.blockchain.com/charts/trade-volume

https://coinmarketcap.com/alexandria/glossary/liquidity

Tabela de Conteúdos