O que é Filecoin (FIL) e se vale a pena investir?

por Giovana Simão - bitdasminas, em 8 de junho de 2021

Fundadora e idealizadora do bitdasminas, um canal com a intenção de atrair cada vez mais mulheres para o universo cripto. Ensinando sobre educação financeira e criptomoedas. Assim como dicas sobre o mercado!




Faça parte do nosso grupo gratuito de criptomoedas, análises diárias gratuitamente! – CLIQUE AQUI AGORA.

O mercado de criptomoedas se caracteriza muito por suas tecnologias novas e disruptivas e que muitas vezes necessita saber de alguns termos técnicos para entender o projeto. A filecoin faz parte desses projetos inovadores que se baseiam em blockchain, mas que as vezes confunde um pouco cos investidores que vão aprender sobre a moeda, devido ao assunto mais técnico. Nesse artigo simplificamos para você como ela funciona e se vale a pena investir no universo do armazenamento de dados.

Logo Filecoin

O que é a Filecoin (FIL)?

A Filecoin possui a missão de mudar a visão que temos hoje sobre o armazenamento de dados na internet, basicamente ela pretende tornar a internet descentralizada se baseando em blockchain, principal tecnologia do bitcoin, onde os dados passam a ser armazenados nos computadores de usuários que disponibilizam seu armazenamento para a rede.

O blockchain do bitcoin é bastante confiável, principalmente pelo fato de ser um grande livro registro aberto, onde todas as transações realizadas na moeda são armazenadas em blocos que não podem ser alterados ou apagados, além disso só podem ser acrescentadas novas informações depois de serem validadas através da resolução de cálculos matemáticos por computadores distribuídos pelo mundo inteiro, conhecidos como mineradores. 

A Filecoin segue a mesma proposta, porém com o armazenamento de dados  na internet. Assim, usuários de qualquer parte do mundo podem receber moedas FIL ao disponibilizar armazenamento de dados ociosos do seu computador e servir como base a rede Filecoin. Seguindo do mesmo processo de recompensa que acontece com os mineradores da rede Bitcoin. 

Esquema do funcionamento da rede Filecoin

Atualmente o modo de armazenamento de dados e conteúdos na internet são custodiados por grandes servidores como Amazon Web Source, Google Cloud Platform (GCP), Cloudflare, entre outros, ou seja, órgãos centralizados que possuem domínio sobre a maior parte dos conteúdo compartilhados na internet. O problema é que todos esses dados da população mundial ficam na mão dessas poucas empresas, podendo gerar mau uso da parte delas, além da censura em alguns casos. 

Por isso, uma rede descentralizada por natureza, onde não exista nenhum órgão, instituição ou empresa capaz de censurar ou mesmo limitar o acesso a esses dados, torna a internet íntegra ao proteger e deixar acessível para pessoas do mundo inteiro.  

A Filecoin foi ofertada em 2017 através de um ICO (Initial Coin Offering) que arrecadou cerca de US $205 milhões para o desenvolvimento do projeto, ao qual foi de fato lançado apenas em Outubro de 2020, ou seja, 3 anos depois. Na ocasião do evento a moeda custava $0,75, e hoje a moeda já atingiu a máxima histórica de preço nos US $240 em Abril de 2021.

Seu criador, Juan Bebet é cientista da computação pela Universidade de Stanford, responsável pela criação da conhecida Interplanetary File System (IPFS), e fundador da Protocol Labs em 2014. Só isso já dá para entender o time por trás da moeda, não é mesmo?

Juan Bebet, fundador da Filecoin

Como funciona sua criptomoeda FIL?

Se no bitcoin os mineradores recebem bitcoins como recompensa, na filecoin a coisa não é muito diferente, os mineradores ou nós da rede, recebem tokens (moedas) filecoins como recompensa. Os nós da rede competem para servir os clientes o mais rápido possível a fim de ganhar às taxas em FIL, o que garante o funcionamento da rede, além de incentivar o uso.

Existem diversas formas de negociar os tokens FIL, você pode se tornar um desenvolvedor ou minerador da rede e ganhar moedas como recompensa, ou  comprar diretamente os tokens em corretoras de criptomoedas.

Filecoin Hoje

A Filecoin possui um teto de oferta de 2 bilhões de moedas FIL, sendo que atualmente só existem em circulação um pouco mais de 77 milhões de FIL. Sua capitalização de mercado hoje está próximo a US $7 bilhões, e ocupa a posição #22  no ranking do site Coinmarketcap, sendo seu volume de negociação nas últimas 24h em 900 milhões de dólares. 

Gráfico histórico de preço da moeda FIL. Fonte: Coinmarketcap

Sua grande valorização nos ultimos meses pode ser explicada pela entrada financeira de grandes empresas no projeto, como a Grayscale, maior gestora de ativos digitais, que anunciou a aquisição de quase US $5 milhões em FIL sob sua gestão. 

Além dos investidores mais antigos, como Sequoia Capital e Winklevoss Capital — terem colocado, juntos, mais de US$ 52 milhões no desenvolvimento do projeto.

Links Úteis

Todos nosso trades são realizados na Corretora Internacional Binance – > Se cadastre Agora!

Faça parte do nosso copytrade do Forex – Ganhe em DÓLAR

Acesse nosso grupo VIP do Telegram:https://t.me/financialmovecanal

Faça Parte do Grupo VIP Agora!

Mentoria Financeira – Comece o Processo de sua Independência Financeira

Tabela de Conteúdos