O que é blockchain e como está revolucionando a tecnologia

por Mirian Romão, em 20 de fevereiro de 2020

Graduada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e Pós-Graduada em Comunicação em Redes Sociais




O mundo digital e principalmente das criptomoedas estão sendo dominados pelo aumento do uso da tecnologia blockchain. 

A blockchain está em aplicativos, assistência médica, finanças, segurança, entre outros. A tecnologia é um sistema digital de contabilidade usado para registrar transações on-line.  

A tecnologia blockchain, é literalmente uma ‘cadeia’ de ‘blocos’, cada bloco contém dados e informações. Esses blocos são dados vinculados entre si, usando a criptografia e cada um tem um ID de hash e dados transacionais. O que acaba criando uma cadeia de blocos que compõe a blockchain. 

Segundo o portal de notícias americano, CryptoDaily, a blockchain é popular pela capacidade de promover descentralização, transparência e imutabilidade. Não é possível excluir ou alterar nenhum dado que entra em uma blockchain, por isso é extremamente eficiente. 

A blockchain possui três pilares, são eles: descentralização, transparência e proteção de dados. 

De acordo com o CryptoDaily, diferente dos sistemas centralizados, onde todas as informações são armazenadas por uma única entidade, todas as informações na tecnologia blockchain são de propriedade e compartilhadas por todos os pares da rede. 

Essa descentralização permite a transação, sem a necessidade de terceiros. O bitcoin e algumas altcoins, usam a tenologia para permitir que o usuário se encarregue de seu dinheiro, sem precisar usar um banco. 

A tecnologia promove a transparência, mantendo a identidade do usuário privada. Todas as transações realizadas por um usuário estão disponíveis para os outros, entretanto, os detalhes da transação do usuário e a identidade são ocultadas. 

Os ecossistemas de blockchain são imutáveis, pois todas as informações encontradas nos blocos não podem ser alteradas. Esse nível de proteção de dados é possível devido à função de hash criptográfico.

A tecnologia blockchain está sendo usada até por times de futebol, como o Barcelona, que criou sua própria criptomoeda para interagir com os torcedores. 

O token do Barça, permite que os torcedores possam votar em algumas decisões relacionadas ao FC Barcelona, utilizando a tecnologia blockchain. 

Com esta tecnologia é possível rastrear a origem dos alimentos mais precisamente, começar a fazer viagens mais eficientes e de forma organizada fazendo suas reservas antecipadamente.

O Grupo TUI, uma das maiores empresas de viagens do mundo, sediada na Alemanha, utiliza a tecnologia blockchain para organizar os registros dos clientes e das passagens. Facilitando o gerenciamento das passagens e das disponibilidades de quartos de hotel, por exemplo. 

 

Curta nossa página do Facebook

Se Inscreva em Nosso Canal do Youtube

Utilizamos a Binance para Realizar Nossas Operações -> Cadastre-se

Seja Cliente VIP e tenha Acesso a Trades Exclusivos!