O que é BIP (Bitcoin Improvement Proposal)?

por Isabela Roque (beladosbitcoins), em 5 de maio de 2022

Graduada em Engenharia da Computação pela FIAP e Mestre em Engenharia Elétrica e Computação (Inteligência Artificial, Análise de Sentimento) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. É doutoranda em criptomoedas pelo Mackenzie e também Cientista de Dados. Atualmente é trader, instrutora de Python e R para Análise de Dados e possui a certificação de criptomoedas CBP (Certified Bitcoin Professional) da CryptoConsortium.




Desde a criação do bitcoin, a rede blockchain da criptomoeda vem evoluindo bastante com o tempo. Já tivemos várias atualizações, como a Lightning Network que contribuiu para que as transações ocorressem de modo mais prático e rápido para os usuários da rede. E como todos decidem se uma melhoria dessas é interessante para ser implementada? No artigo de hoje vamos entender melhor como funcionam as BIPs, documentos de sugestões de melhorias feitas pela comunidade para a rede. Vamos lá?

Antes de continuar lendo, entre em nosso canal gratuito e tenha acesso em primeira mão as melhores análises e artigos do mercado -> Entre Agora!

O que é

BIP ou Bitcoin Improvement Proposal é o nome dado a todas as sugestões de melhorias na blockchain do bitcoin, onde todos da comunidade terão acesso ao documentos de novas propostas para que a rede fique ainda melhor.

E nesse caso, qualquer sugestão é bem-vinda, seja uma sugestão de mudança de algoritmo de consenso, implementações interessantes de software para deixar a rede mais rápida ou menos congestionada. E pode ser qualquer tipo de mudança, seja um soft fork ou um hard fork da rede.

Como funciona?

Apesar de parecer fácil, cada BIP precisa de um certo feedback da comunidade do bitcoin e fazer sentido. Normalmente cada uma precisa de um resumo; um sumário; a motivação para sugestão da melhoria e a especificação detalhada, que pode vir com uma implementação do código da proposta.

A comunidade tem um papel muito ativo nessas propostas pois ao criar um BIP, os autores podem ir modificando o conteúdo de acordo com as sugestões dos membros e a BIP só ganha uma numeração quando alguns critérios mínimos são definidos.

E onde é possível propor uma BIP? Ao ter uma ideia de melhoria, o documento/ideia é encaminhado para a mailing list do bitcoin-dev (ao clicar no Readme do Github do bitcoin, é possível ter essas informações).

Todas as BIPs ficam acessíveis a comunidade e é possível ver o que já foi implementado desde o início da rede. Ao se cadastrar na mailing list, também é possível discutir com outros membros as melhorias propostas.

Tipos de BIP

Dentro do universo das propostas de melhorias do bitcoin, temos diversos tipos:

  • BIP Padrão: é uma melhoria na implementação do protocolo da blockchain, uma mudança no bloco ou até mesmo uma regra de validação das transações.
  • BIP de Informação: essa BIP não foca tanto na parte de melhoria em si e sim em resolver alguma questão de design ou até mesmo propor regras ou informação para a comunidade do bitcoin.
  • BIP de Processo: como o próprio nome diz, ela está mais associada ao processo. Não é uma implementação direta no código base do bitcoin e não tem a ver com o protocolo e sim com outras partes da blockchain. Normalmente requer um consenso maior da comunidade.

Conclusões

Como vimos no artigo de hoje, para a realização de melhorias na rede blockchain do bitcoin, cada melhoria precisa estar muito bem fundamentada em uma BIP, uma espécie de documento que serve para a comunidade debater quais melhorias podem entrar na rede e quais não fazem sentido e não devem ser implementadas.

Referências

Antonopoulos, Andreas M., Mastering Bitcoin: Programming the Open Blockchain, 2nd Edition.

https://bitcoinmagazine.com/guides/what-is-a-bitcoin-improvement-proposal-bip

https://lists.linuxfoundation.org/mailman/listinfo/bitcoin-dev

https://github.com/bitcoin/bips#readme

Tabela de Conteúdos