O que é a Zilliqa (ZIL)?

por Giovana Simão - bitdasminas, em 7 de setembro de 2021

Fundadora e idealizadora do bitdasminas, um canal com a intenção de atrair cada vez mais mulheres para o universo cripto. Ensinando sobre educação financeira e criptomoedas. Assim como dicas sobre o mercado!




Faça parte do nosso grupo gratuito de criptomoedas, análises diárias gratuitamente! – CLIQUE AQUI AGORA.

Mais um projeto que tem como objetivo executar contratos inteligentes resolvendo problemas de escalabilidade e congestionamento da rede. Entenda neste artigo o que é a Zilliqa (ZIL), como ela funciona e qual o seu diferencial.

Logo da moeda Ziliqa.

O que é e como funciona a plataforma?

De acordo com seu site oficial, a Zilliqa é uma plataforma blockchain da próxima geração. Isso significa que depois do Bitcoin, considerado a primeira geração de criptomoedas e Ethereum, considerada parte da segunda geração, as moedas de terceira geração prometem uma alta performance.

A Zilliqa foi pensada a fim de resolver um dos maiores problemas das redes de smart contracts hoje, a escalabilidade, visto que a alta demanda acaba gerando um congestionamento das redes e aumento nas taxas. Para solucionar esse problema, a Zilliqa é capaz de realizar milhares de transações por segundo, além de gerar um novo bloco em sua cadeia a cada 2 a 3 minutos.

A escalabilidade é possível pois utilizam de um modelo chamado “sharding”, que significa a fragmentação da rede. Portanto, o que acontece é que os nodes da rede são divididos em “partes” e cada uma dessas partes processa uma quantidade de transações paralela e simultaneamente, fato que possibilita a capacidade de alto rendimento da blockchain.

Shards da rede, fonte: Medium

O token ZIL é um utility token, e entre suas funções estão: funcionar como taxa de gas, que significa que existe uma taxa para a execução dos smart contracts; incentivo aos mineradores como forma de recompensa e também pagar as taxas de transações da rede. 

Qual o seu histórico?

Criada na Universidade nacional de Singapura por um grupo altamente especializado de pesquisadores. O nome em destaque do projeto é o de Amrit Kumar, e sua equipe pode ser visualizada no site oficial da moeda. A Zilliqa passou por um teste de 1 ano para ter certeza de que a rede funcionava bem. Ou seja, ficou funcionando na sua testnet para depois lançar de fato a sua mainnet. 

Amrit Kumar, co-fundador da Zilliqa

A sua fase de teste começou em janeiro de 2018, quando o token foi criado dentro da Ethereum no famoso protocolo ERC-20, padrão para contratos inteligentes, para que em 2019 fosse lançada de fato, passando a gerar os tokens ZIL dentro de sua própria blockchain.

O ICO da moeda, Inicial Coin Offer, coletou cerca de 2 milhões de dólares, enquanto o restante, 20 milhões, foi coletado através de investimentos e instituições privadas que acreditavam no projeto.

O token ZIL

Segundo o site CoinMarketCap, o preço do token ZIL hoje é de $0,117080 USD com um volume de negociação em 24 horas de $172.811.521 USD. Sua classificação atual em capitalização de mercado é em #82, com $1.369.998.420 USD. Há um fornecimento em circulação de 11.701.390.236 ZIL moedas, de um fornecimento total de 21.000.000.000 ZIL.

Gráfico histórico de preço da moeda ZIL. Fonte: CoinMarketCap

Você pode adquirir o token nas principais corretoras como Binance, Huobi e Bitfinex. 

Lembrando que isso não é uma recomendação de compra e sim um artigo com viés educativo. 

Links Úteis

Todos nosso trades são realizados na Corretora Internacional Binance – > Se cadastre Agora!

Faça parte do nosso copytrade do Forex – Ganhe em DÓLAR

Acesse nosso grupo VIP do Telegram:https://t.me/financialmovecanal

Faça Parte do Grupo VIP Agora!Mentoria Financeira – Comece o Processo de sua Independência Financeira

Tabela de Conteúdos