O que é a Taxa Total de Hash?

por Isabela Roque (beladosbitcoins), em 5 de fevereiro de 2021

Graduada em Engenharia da Computação pela FIAP e Mestre em Engenharia Elétrica e Computação (Inteligência Artificial, Análise de Sentimento) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. É doutoranda em criptomoedas pelo Mackenzie e também Cientista de Dados. Atualmente é trader, instrutora de Python e R para Análise de Dados e possui a certificação de criptomoedas CBP (Certified Bitcoin Professional) da CryptoConsortium.




Durante as duas últimas semanas estamos publicando artigos sobre análise fundamentalista e alguns indicadores, como o NVT. Hoje falaremos sobre um indicador que uma grande parte dos investidores já ouviu falar: a taxa total de hash. Nesse artigo vamos entender melhor como essa taxa funciona e por que pode ser importante para análises. Vamos lá?

Antes de continuar lendo, entre em nosso canal gratuito e tenha acesso em primeira mão as melhores análises e artigos do mercado -> Entre Agora!

O que é?

A taxa total de hash ou hashrate, em inglês, está ligada a velocidade (quantidade de cálculos por segundos) que a Blockchain consegue realizar durante a Prova de Trabalho (PoW). A taxa pode ser considerada uma métrica fundamentalista on-chain e mostra o quão saudável está a rede Blockchain. Este indicador pode ser encontrado nos gráficos do site da Blockchain.com.

Como funciona?

Para demonstrar a importância dessa taxa, considerando a Blockchain do Bitcoin, para alguém conseguir controlar as transações precisará obter 51% do poder computacional de toda a rede. Por isso, quanto maior for o valor da taxa total de hash, maior é a dificuldade que isso aconteça, ou seja, a rede fica mais segura a qualquer ataque. Quando a taxa diminui, isso significa que há menos mineradores ativos e a segurança cai.

Por esses motivos é um indicador muito importante para verificar o quão saudável está o ambiente da criptomoeda escolhida. Na Figura 1 vemos a taxa total de hash no período de 1 ano, podemos até perceber que a taxa caiu bastante durante o período inicial da pandemia do coronavírus (Março de 2020) e consequentemente, o preço do Bitcoin também caiu, mas analisando o gráfico de maneira geral, a taxa está em uma tendência de alta. Isso significa que a medida que o tempo passa, temos mais poder computacional sendo adicionado ao poder de mineração do Bitcoin e com isso, a longo prazo a tendência do Bitcoin é se valorizar.

taxa total hash 1ano
Figura 1. Taxa total de hash do Bitcoin em 1 ano. Fonte: blockchain.com

Conclusões

Como podemos perceber, a taxa total de hash, assim como o NVT indicam o quão saudável e segura uma rede Blockchain está. Métricas on-chain são muito importantes para entender melhor como funciona o comportamento da rede para nos auxiliar em nossas análises técnicas: quanto mais segura uma rede, maior será seu preço.

Links Úteis

Todos nosso trades são realizados na Corretora Internacional Binance – > Se cadastre Agora!

Faça parte do nosso copytrade do Forex – Ganhe em DÓLAR

Faça Parte do Grupo VIP Agora!

Mentoria Financeira – Comece o Processo de sua Independência Financeira

Referências

Bitcoin’s hash rate is hitting record highs, but does it even matter? (Medium) – https://medium.com/swlh/bitcoins-hash-rate-is-hitting-record-highs-but-does-it-even-matter-44a4c91dee82

Como funciona a taxa de hash e qual sua importância para o Bitcoin? (Universidade do Bitcoin) – https://www.universidadedobitcoin.com.br/como-funciona-a-taxa-de-hash-e-qual-sua-importancia-para-o-bitcoin

Halving: a taxa de hashes da rede Bitcoin segue o preço da criptomoeda bitcoin? (Crypto Times) – https://www.moneytimes.com.br/halving-a-taxa-de-hashes-da-rede-bitcoin-segue-o-preco-da-criptomoeda-bitcoin/

Taxa total de hash (Blockchain.com) – https://www.blockchain.com/charts/hash-rate

Tabela de Conteúdos