O que é a Polygon (MATIC)?

por Giovana Simão - bitdasminas, em 19 de outubro de 2021

Fundadora e idealizadora do bitdasminas, um canal com a intenção de atrair cada vez mais mulheres para o universo cripto. Ensinando sobre educação financeira e criptomoedas. Assim como dicas sobre o mercado!




Faça parte do nosso grupo gratuito de criptomoedas, análises diárias gratuitamente! – CLIQUE AQUI AGORA.

Apesar de ter sido criada em 2017, foi em 2021 que a Polygon teve um boom e começou a ganhar a atenção dos investidores do mercado cripto. Um projeto criado dentro da plataforma da Ethereum justamente com o propósito de resolver os problemas da rede, entenda o que é e como funciona a moeda Polygon.

O que é e como funciona? 

Segundo o seu site oficial, o projeto pode ser considerado a Internet das blockchains da Ethereum. A Polygon é um protocolo e uma estrutura para construir e conectar redes compatíveis a blockchain da Ethereum. Agregando soluções escaláveis e contribuindo para o ecossistema de multi-chain da rede.

Ou seja, de acordo com o lightpaper do projeto, a proposta é justamente entender os desafios de usabilidade da Ethereum e propor soluções para tal. Sendo assim, a Polygon funciona como uma ponte para os aplicativos da Ethereum, onde blockchains e protocolos podem ser construídos de forma compatível com a rede.

Ademais, apesar de existirem inúmeros projetos que buscam solucionar esses problemas, a Polygon não tem a intenção de substituir ou mesmo competir com a rede, e sim agregar a ela tais soluções de interoperabilidade e escalabilidade.

Polygon como ponte para Ethereum, Fonte: Polygon.technology

Através da Polygon, qualquer projeto pode ser otimizado e combinado com recursos de outras blockchains, como flexibilidade, soberania e escalabilidade junto a recursos da Ethereum, como seguridade, interoperabilidade e usabilidade para o desenvolvedor). Além disso, essas blockchains se tornam compatíveis com as ferramentas existentes da Ethereum: Metamesk, MyCrypto, Remix, etc).

Com esse conceito de “ponte” bem claro, é possível adentrar um pouco mais como a tecnologia funciona. A Polygon suporta majoritariamente dois tipos de blockchains: stand-alone, que pode ser traduzida para “sozinhas” e redes que prezam pela segurança como parte do serviço. 

A primeira representa redes que estão totalmente responsáveis pela sua segurança, e daí a origem do seu nome, um exemplo disso é que podem possuir seu próprio grupo de validadores. As blockchains stand-alone possuem um alto nível de independência e flexibilidade, e como troca podem ter desafios com os validadores. Redes empresariais ou estáveis e com fortes comunidades podem se encaixar nesse perfil.

A segunda, tem como preceito a segurança da rede e por isso, esse serviço fica a critério da Ethereum (diretamente ou via protocolos) ou ainda através de um grupo de validadores profissionais, algo como o sistema de “segurança compartilhada” da Polkadot. Nesse caso, o sacríficio entra em ter um pouco menos de independência e flexibilidade. Startups e projetos focados em securidades podem se encaixar nesse perfil.

Por fim, para entender o funcionamento da Polygon, é interessante pontuar que a sua arquitetura está dividida em quatro camadas.

Sendo elas: Execução, relacionada aos contratos inteligentes, Rede da Polygon, relacionada com o consenso e transações da rede, segurança, voltada para a validação dessas transações e por último a Ethereum, conectando as blockchains à aplicativos e ou processos de staking por exemplo.

Qual seu histórico?

Como citamos, a moeda foi criada em 2017 e nessa época era chamada de Matic Network. Entre seus fundadores estão: Jaynti Kanani, Sandeep Nailwal e Anurag Arjun, três indianos, experientes desenvolvedores em blockchain e um consultor de negócios

Criadores da Polygon

A rede foi primeiramente criada na plataforma da Ethereum para que em 2019 migrassem para uma blockchain própria.

O token MATIC

Segundo o site CoinMarketCap, o preço do token MATIC hoje é de $1,45. Sua classificação atual em capitalização de mercado é em #21, com $9.713.673.969  Há um fornecimento em circulação de 6.720.693.343 MATIC, de um fornecimento total de 10.000.000.000 moedas.

Gráfico histórico de preço da moeda MATIC. Fonte: CoinMarketCap

Você pode adquirir o token nas principais corretoras como Binance e Huobi Global.

Lembrando que isso não é uma recomendação de compra e sim um artigo com viés educativo. 

Links Úteis

Todos nosso trades são realizados na Corretora Internacional Binance – > Se cadastre Agora!

Faça parte do nosso copytrade do Forex – Ganhe em DÓLAR

Acesse nosso grupo VIP do Telegram:https://t.me/financialmovecanal

Faça Parte do Grupo VIP Agora!

Mentoria Financeira – Comece o Processo de sua Independência Financeira

Tabela de Conteúdos