O que é a Audius (AUDIO)?

por Giovana Simão - bitdasminas, em 1 de setembro de 2021

Fundadora e idealizadora do bitdasminas, um canal com a intenção de atrair cada vez mais mulheres para o universo cripto. Ensinando sobre educação financeira e criptomoedas. Assim como dicas sobre o mercado!




Faça parte do nosso grupo gratuito de criptomoedas, análises diárias gratuitamente! – CLIQUE AQUI AGORA.

Uma criptomoeda voltada para produtores de conteúdo, produtores musicais ou desenvolvedores de infoprodutos, que vem ganhando visibilidade entre os artistas. Entenda como essa plataforma descentralizada pode mudar e empoderar a indústria da música.

Logo da moeda Audius.

O que é e como funciona a plataforma?

Hoje as informações, conteúdos e até músicas são compartilhados majoritariamente através de vídeos e de grandes plataformas centralizadas como o Youtube ou Spotify. Uma das dificuldades que podem ser atreladas a isso é o tamanho dos arquivos, um vídeo de cerca de 10 minutos pode ter mais de 8GB.

Para distribuir esses conteúdos pesados e mantê-los no ar é necessário que as grandes empresas tenham altos gastos com energia, internet e servidores como estes:

Servidores do Spotify.

Além disso, os anunciantes e criadores de conteúdo tem um intermediário entre eles que acaba ficando com grande parte dos lucros.

Um exemplo é a própria empresa Spotify que possui hoje cerca de 300 milhões de usuários, e fatura cerca de US$ 2 bilhões por ano, e os artistas, pessoas que de fato rodam a plataforma com suas músicas, recebem US$ 0,0032 por play.

A fim de mudar esse cenário, plataformas descentralizadas vem ganhando cada vez mais espaço no mercado. A Audius é uma criptomoeda que permite que os artistas disponibilizem suas músicas ou conteúdos para os consumidores sem um intermediário, possibilitando lucros maiores.

Para funcionar, a plataforma possui diferentes tipos de nodes (nós): os nodes de descoberta e os de conteúdo. O primeiro tipo (descoberta) é responsável por condensar todos esses áudios e conteúdos musicais a fim de criar metadados para facilitar a pesquisa do usuário.

Já os nodes de conteúdo são responsáveis por armazenar e distribuir todo conteúdo ou faixa musical para os usuários da plataforma. Ou seja, a rede é composta por artistas que disponibilizam esse conteúdo e pelos “curadores” que são os nodes.

Além disso, toda faixa de áudio é registrada na blockchain de maneira que é possível  trackear caso seja encontrado algum tipo de pirataria, o que torna a plataforma muito segura nesse sentido. E os artistas podem escolher em qual moeda querem receber os royalties de suas músicas, como por exemplo, USDC ou USDT.

Por fim, a Audios utiliza do modelo de Proof-of-Stake (PoS), logo, para operar um node é necessário fazer o stake do token, deixando-o travado em um protocolo e a partir disso é possível receber uma recompensa em AUDIO pelas transações. 

Qual seu histórico?

A moeda teve seu whitepaper lançado em outubro de 2020 e apesar do recente lançamento, a revista Rolling Stone já fez uma matéria sobre ela e em agosto de 2021 a empresa firmou uma parceria com o Tik Tok.

Além disso, a empresa tem ganhado visibilidade pois já possui mais de 5 milhões de usuários.

A Audius possui 5 nomes atrelados a sua criação: Roneil Rumburg, Forrest Browing, Sid Sothi, Julian Baker, Hareesh Nagaraj

 O token AUDIO

Segundo o site CoinMarketCap, o preço do token AUDIO hoje é de $2,55 USD com um volume de negociação em 24 horas de $59.432.798 USD. Sua classificação atual em capitalização de mercado é em #94, com $1.018.979.189 USD. Há um fornecimento em circulação de 400.244.277 moedas, de um fornecimento total de 1.043.525.641 AUDIO.

Gráfico histórico de preço da moeda AUDIO. Fonte: CoinMarketCap

Você pode adquirir o token nas principais corretoras como Binance e FTX. 

Lembrando que isso não é uma recomendação de compra e sim um artigo com viés educativo. 

Links Úteis

Todos nosso trades são realizados na Corretora Internacional Binance – > Se cadastre Agora!

Faça parte do nosso copytrade do Forex – Ganhe em DÓLAR

Acesse nosso grupo VIP do Telegram:https://t.me/financialmovecanal

Faça Parte do Grupo VIP Agora!Mentoria Financeira – Comece o Processo de sua Independência Financeira

Tabela de Conteúdos