Comparativo das principais criptomoedas com contratos inteligentes

por Isabela Roque (beladosbitcoins), em 19 de agosto de 2020

Graduada em Engenharia da Computação pela FIAP e Mestre em Engenharia Elétrica e Computação (Inteligência Artificial, Análise de Sentimento) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. É doutoranda em criptomoedas pelo Mackenzie e também Cientista de Dados. Atualmente é trader, instrutora de Python e R para Análise de Dados e possui a certificação de criptomoedas CBP (Certified Bitcoin Professional) da CryptoConsortium.




Nesse artigo iremos analisar as principais criptomoedas que possuem contratos inteligentes na rede blockchain e comparar seu potencial de mercado em relação a parte tecnológica de seus algoritmos de consenso. Antes de começar, vamos fazer uma breve introdução ao conceito de contratos inteligentes e como surgiram as criptomoedas que os utilizam para um maior entendimento do texto.

Entre em nosso canal gratuito no telegramEntre Agora

O que são Contratos Inteligentes?

Contratos inteligentes são contratos escritos em código utilizando estruturas complexas que funcionam de modo autônomo, são a base de confiança de algumas criptomoedas. O termo “smart contracts” surgiu em 1996, com o artigo de Nick Szabo para a revista EXTROPY, muitos anos antes da criação da Blockchain ou qualquer outra criptomoeda que pudesse utilizar esse conceito. 

Como surgiram as criptomoedas com contratos inteligentes?

Após várias tentativas da criação de alguma blockchain capaz de aceitar contratos inteligentes, Vitalik Buterin encontrou diversas limitações no bitcoin:

  • – A linguagem de script do bitcoin não aceita todas as operações computacionais para escrever um contrato inteligente.
  • – Não há uma variedade de estados, uma transação está “gasta” ou “não gasta”. Dessa maneira não é possível realizar contratos com estágios diferentes.

Levantadas essas e diversas questões, Vitalik criou em 2013/2014 a rede Ethereum, capaz de superar as limitações que a Blockchain do bitcoin possuía e melhorar a interoperabilidade e o desenvolvimento de aplicações descentralizadas com contratos.

Após essa revolução nas tecnologias descentralizadas, muitos outros projetos utilizando contratos surgiram e é deles que vamos falar nesse artigo. Iremos fazer um comparativo entre as principais criptomoedas de contratos inteligentes e suas tecnologias: quais as vantagens da utilização de uma no lugar de outra, a tecnologia envolvida e os pontos fracos.

Principais criptomoedas (por MarketCap) com contratos inteligentes

Atualmente, existem diversas criptomoedas que utilizam tecnologias para formularem contratos  em suas camadas de aplicação, aumentando as possibilidades de aplicações que podem ser desenvolvidas.
A cada ano que se passa, muitos projetos interessantes são desenvolvidos e lançados por pesquisadores ou entusiastas do mercado de cripto. Tecnologias como a blockchain do Ethereum tornaram possível a criação de moedas facilmente, sem a necessidade de codificá-la totalmente. Entre todas as criptomoedas com a possibilidade de desenvolvimento de contratos inteligentes, listei nesse artigo as que mais possuem mercado no momento.

CriptomoedaData de CriaçãoAlgoritmo de ConsensoTotal
em Circulação
Quantidade Máxima de EmissãoMarketCap
(em dólares)
Ethereum (ETH)2013Prova de Trabalho112.237.252 ETHNão há$ 47.641.412.003
Cardano (ADA)2015Prova de Participação25.927.070.538 ADA45.000.000.000 ADA$ 3.560.534.960
EOS2018Prova de Participação Delegada935.309.056 EOS 1.022.009.067 EOS$ 3.370.544.878
Tezos (XTZ)2014Prova de Participação 740.333.783 XTZNão há$ 2.848.999.269
Stellar (XLM)2015Protocolo de Consenso da Stellar (SCP)20.567.771.092 XLM50.001.803.773 XLM $ 2.235.969.511
TRON (TRX)2014Prova de Participação Delegada71.659.657.369 TRX100.850.743.812 TRX$ 2.060.889.973
Cosmos (ATOM)2019Consenso Bizantino Tolerante a Falhas (BFT)201.861.515 ATOM259.647.369 ATOM$ 1.185.896.096
NEO2014Tolerância de Falha Bizantina Delegada70.538.831 NEO100.000.000 NEO$ 1.149.493.013
VeChain (VET)2015Prova de Autoridade55.454.734.800 VET86.712.634.466 VET$ 1.066.471.755
Ethereum Classic (ETC)2015Prova de Trabalho116.313.299 ETC210.700.000 ETC$ 853.248.961
Comparativo entre criptomoedas de contratos inteligentes por MarketCap. Atualizada em 18/08/2020.

Como podemos ver na tabela acima, algumas criptomoedas possuem o mesmo tipo de algoritmo de consenso. Então antes de compararmos as vantagens e desvantagens de cada moeda, vamos entender o que é um algoritmo de consenso.

O que é um Algoritmo de Consenso?

Um algoritmo de consenso é a forma que a blockchain mantém o funcionamento de maneira segura para todos os usuários da rede, verificando se há possíveis “atores” com más intenções. Esse algoritmo protege a rede dessas más influências e mantém o bom funcionamento. Assim como as criptomoedas são diversas, algoritmos de consenso também e a cada momento são criados novos algoritmos.

Os principais (e mais famosos) são:

  • – Prova de Trabalho (Proof of Work)
  • – Prova de Participação (Proof of Stake)
  • – Prova de Participação Delegada (dPos)
  • – Tolerância de Falha Bizantina (BFT)
  • – Prova de Autoridade  (PoA)

Aposto que já ouviram falar da Prova de Trabalho. Foi o primeiro deles e nasceu juntamente com a blockchain do bitcoin. Apesar de seu uso vasto, existem alguns questionamentos a respeito da sustentabilidade desse tipo de consenso. Como é possível manter a sustentabilidade do planeta se cada vez mais as criptomoedas mineradas com a Prova de Trabalho exigem mais processamento e consequentemente mais energia e máquinas potentes? Esse é um debate em aberto na área científica das criptomoedas. 

Comparativo das melhores criptomoedas (em relação ao algoritmo de consenso)

Comparando as criptomoedas citadas em relação aos algoritmos de consenso, as que possuem mais destaque (inicialmente) são aquelas que utilizam fontes mais sustentáveis e escalabilidade para proteger a integridade da rede. Então excluímos a ETH e a ETC da lista, por enquanto. A ETH está realizando uma modernização no seu algoritmo de consenso e na Ethereum 2.0 será utilizado o algoritmo de Prova de Participação.

Quando lemos os whitepapers de cada moeda, vemos que as motivações estão sempre ligadas ao melhor funcionamento da rede blockchain, privacidade e segurança. Esses são os pontos principais de atenção ao escolher um projeto para investir. Ao compararmos os algoritmos de Prova de Participação (PoS) e Prova de Participação Delegada (dPoS), ambos surgem da mesma ideia de não haver mineração e nem recompensas de mineração. Não há a necessidade de poder computacional, o criador do próximo bloco é escolhido por um algoritmo de modo totalmente aleatório, baseando-se apenas no saldo de criptomoedas que o escolhido possui. Ou seja, quanto maior o saldo em criptomoedas, maior a chance de ser escolhido para criar o bloco e ficar com a taxa de transação da rede.  Adicionando mais segurança a rede, a Prova de Participação Delegada funciona de forma similar, mas utiliza votação em tempo real, onde todos tem chance igualitária de participarem da rede. Comparando essas duas provas explicadas agora (PoS e dPoS), a Prova de Participação Delegada é a mais segura, pois cada participante pode confiar em quem quiser ao invés de confiar apenas naqueles com grandes recursos (igual a PoS). Na PoS, existem estudos que indicam que um usuário mal intencionado pode obter 51% do poder da rede mais facilmente que em outras provas. Pensando nisso e analisando nossas criptomoedas, sobraram: EOS, XLM, TRX, ATOM, NEO e VeChain.

O algoritmo de consenso utilizado pela NEO é bem interessante se analisarmos com profundidade: toda a parte de consenso é realizada através de votos, de modo similar ao dPoS e também tem a premissa de deixar a rede mais escalável e democrática. O que muda é como um usuário desonesto na rede é encontrado e como a rede lida com isso. Além disso, as transações nesse tipo de algoritmo acontecem com muito mais rapidez. Então colocamos a NEO em nossa lista de criptomoedas para ficar de olho.

Para finalizar nossa análise em relação aos algoritmos de consenso, olhando para os últimos três algoritmos destacados na lista que ainda não falamos (SCP, BFT e PoA), vemos potencial em dois deles: SCP e BFT. Em relação ao PoA da VeChain, apesar do algoritmo ser interessante em relação a rapidez de aprovação de transações e o sistema de reputação, ainda há dúvidas sobre como seria a proteção de um possível ataque no nó central. A Stellar criou seu próprio algoritmo de consenso intitulado de SCP, onde baseou-se no algoritmo de Acordo Bizantino Federado (FBA). Diferentemente de outros algoritmos, o SCP possui uma segurança maior: caso existam participantes agindo de má fé, o progresso da rede é congelado até que exista um consenso geral e além disso, utilizando modelos matemáticos é possível verificar as falhas na rede, o que torna o SCP um algoritmo ideal para redes descentralizadas. Tanto FBA quanto o BFT funcionam de modo similar, a diferença é que o FBA é um pouco mais centralizado que o BFT. Mas os dois são igualmente robustos.

Conclusões

Analisando nosso comparativo, as criptomoedas que tem mais potencial baseando-se em seus algoritmos de consenso que mantém a segurança, integridade e funcionamento da rede são (por ordem de potencial):

  • #1 – Stellar (XLM)
  • #2 – NEO
  • #3 – COSMOS (ATOM)
  • #4 – EOS
  • #5 – TEZOS (TRX)

Além dessa análise, também é fundamental analisar como as comunidades dessas criptomoedas interagem e mantém a codificação para futuras versões.

Links Úteis

Todos nosso trades são realizados na Corretora Internacional Binance – > Se cadastre Agora!

Faça parte do nosso copytrade do Forex – Ganhe em DÓLAR

Faça Parte do Grupo VIP Agora!

Mentoria Financeira – Comece o Processo de sua Independência Financeira

Referências

https://ethereum.org/en/ – Projeto Ethereum

https://cardano.org/why/ – Projeto Cardano

https://coinmarketcap.com/ – Coin MarketCap de criptomoedas

https://eos.io/ – Projeto EOS

https://cosmos.network/ – Projeto Cosmos

https://www.stellar.org/ – Projeto Stellar

https://neo.org/ – Projeto NEO

https://tron.network/ – Projeto TRON

https://tezos.com/ – Projeto Tezos

https://www.vechain.org/ – Projeto VeChain

https://ethereumclassic.org/ – Projeto Ethereum Classic

https://academy.binance.com – Binance Academy (informações bem detalhadas sobre diversas criptomoedas)

https://www.fon.hum.uva.nl/rob/Courses/InformationInSpeech/CDROM/Literature/LOTwinterschool2006/szabo.best.vwh.net/smart_contracts_2.html – Artigo de Nick Szabo sobre Smart Contracts

https://bitcoin.org/bitcoin.pdf – Artigo da criação do Bitcoin por Satoshi Nakamoto

Tabela de Conteúdos