Bitcoin é uma pirâmide financeira?

por Mirian Romão, em 28 de julho de 2020

Graduada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e Pós-Graduada em Comunicação em Redes Sociais




O bitcoin é a principal moeda do mercado de criptoativos, foi a primeira a ser desenvolvida. A tecnologia blockchain ajuda a moeda a não precisa de terceiros para funcionar, sem bancos ou governos para movimentar o dinheiro.  

Com as criptomoedas ganhando mais espaço no mercado e facilitando a adoção, aparecem dúvidas sobre o bitcoin e seu funcionamento. Ainda mais no mercado brasileiro onde surgem investimentos relacionados as pirâmides financeiras. 

O que é bitcoin

O bitcoin é uma moeda digital que foi criada em 2008 por Satoshi Nakamoto, o fato que ainda não se sabe é se “Satoshi Nakamoto” é uma única pessoa ou um grupo que uniram forças e desenvolveram a moeda. 

As criptomoedas são formas de investimentos e são consideradas investimentos de risco, por conta da volatilidade do mercado financeiro. 

O bitcoin é seguro e mantém o controle e a transparência nas negociações. O fato que muitos confundem são algumas empresas que utilizam o bitcoin como forma de investimento para praticar golpes como os esquemas ponzi e as pirâmides financeiras. 

O que é pirâmide financeira

As pirâmides financeiras são empresas ou pessoas que oferecem investimentos altos com garantia de retorno, esses investimentos podem variar entre bitcoin, ouro, ações, etc. Contudo, o bitcoin não é uma pirâmide, existem pessoas que usam o bitcoin e as criptomoedas para praticar golpes.

O criador da pirâmide e os investidores que entram na primeira linha do esquema, conseguem lucrar com a pirâmide. 

Entretanto, conforme mais e mais pessoas vão entrando na pirâmide, menos valores o líder vai tendo para repassar, nisso a pirâmide acaba quebrando ou falindo por não ter saldo suficiente para pagar os associados. 

Reprodução pirâmide financeira site oficial do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios.

Segundo o site do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) as pirâmides financeiras são crimes contra a economia popular. As pirâmides consistem em tentar obter ganhos ilícitos, através de especulações ou meios fraudulentos, causando prejuízo a diversas pessoas. 

Como investir em bitcoin

Para investir em bitcoin e não cair mais em golpe, é necessário escolher as corretoras (exchanges) mais confiáveis. 

As melhores exchanges que atuam no Brasil são: Bitcointrade, Mercado Bitcoin e Stratum X, existem outras corretoras, mas procure estudar muito bem a empresa antes de investir. 

Muitas exchanges de criptomoedas no Brasil prometiam rendimento de até 5% ao dia, contudo, são golpes que costumam vir com promessas de ganho fácil e rápido.

A melhor forma de investir em bitcoin é comprando aos poucos, de acordo com seu patrimônio e fazer traders, para poder maximizar seu capital. 

A Financial Move possuí um grupo vip onde disponibiliza sinais e análises lucrativas sobre as criptomoedas para maximizar seu capital.

Como identificar uma pirâmide e ter segurança nos investimentos

Desconfie de promessas altas e fáceis, principalmente de empresas que garantem retorno em ativos de renda variável. Como as ações, as criptomoedas são variáveis e oscilam de acordo com o mercado.

Pesquise sempre antes de investir, veja a reputação da empresa no Reclame Aqui e saiba onde está comprando suas criptomoedas. 

Para maior segurança ao investir mantenha seus bitcoins em carteiras. Busque investir a longo prazo, aprenda antes de começar a comprar criptomoedas ou busque serviços profissionais de consultorias. É fundamental que guarde os bitcoins com segurança, ter cuidado para não perder as senhas de acesso e muito menos compartilha-lás. 

Links úteis

Todos nosso trades são realizados na Corretora Internacional Binance – > Se cadastre Agora!

Faça Parte do Grupo VIP Agora!

Confira aqui nosso artigo sobre a profissão de trader

Rentabilize seu Capital em Dólar!

Entenda a vida de um trader

Tabela de Conteúdos